Usina

Notícias A- A+

28 de jun. de 2024 Eletrobras CGT Eletrosul apresenta Plano de Ação de Emergência da Hidrelétrica Passo São João

Medida proporciona ainda mais segurança à população de Roque Gonzales e Dezesseis de Novembro

Na próxima quinta-feira (04.07), a Eletrobras CGT Eletrosul, em parceria com a Defesa Civil Municipal de Roque Gonzales e de Dezesseis de Novembro, e a Defesa Civil Estadual do Rio Grande do Sul, promoverá um encontro com as populações que residem na área de influência da Hidrelétrica Passo São João, para apresentação do Plano de Ação de Emergência (PAE). A iniciativa estabelece a adoção de medidas a serem executadas em uma eventual situação de emergência. O evento ocorrerá às 19h30, no CTG Sentinelas da Cascata, na Rua Monsenhor Estanislau Wolski, em Roque Gonzales. Os interessados em participar deverão se inscrever previamente (aqui).

O encontro é voltado para as comunidades de Salto Pirapó e Colônia Laranjeira, em Roque Gonzales, e do Rincão do Ledur e Rincão São João, em Dezesseis de Novembro, localizadas na Zona de Autossalvamento (ZAS), região imediatamente abaixo da barragem da hidrelétrica e priorizada nas ações de prevenção e prontidão para emergências. Instalada no rio Ijuí, a Usina Passo São João opera normalmente e sua barragem é regularmente monitorada, inspecionada e fiscalizada por equipe técnica de engenharia especializada.

"Por meio do PAE, a Eletrobras CGT Eletrosul mantém as populações de Dezesseis de Novembro e Roque Gonzales dentro das melhores e mais seguras premissas de segurança de barragens. O objetivo é que as comunidades estejam informadas, preparadas e atualizadas com relação a todas as atividades desenvolvidas visando a segurança coletiva", destaca Nathan Socha, gerente da Divisão de Segurança de Barragens e Civil.

No encontro, será apresentado o aplicativo Alerta Individual, um sistema para celular que notifica de forma rápida e segura alterações no nível de segurança da barragem, indica as rotas de fuga e os pontos de encontro, estabelecendo um canal de comunicação entre a empresa e a população, além de outras funcionalidades. “Esperamos que todos os moradores que residam próximos ao rio Ijuí, na região após a barragem da Hidrelétrica Passo São João, compareçam ao encontro. Além da apresentação do plano, será uma oportunidade para esclarecer as dúvidas”, acrescentou Socha.

O PAE é uma medida resultante da Política Nacional de Segurança de Barragens e da Política de Segurança de Barragens das Empresas Eletrobras, sendo implantado em etapas: cadastramento dos moradores da Zona de Autossalvamento e da área próxima da barragem; implantação de placas informativas; instalação de torres de alarme sonoro e realização de simulados de emergência com a participação da Defesa Civil, Prefeitura Municipal e população.

O cadastramento permite conhecer e quantificar os vizinhos do empreendimento, planejar a evacuação, estabelecer pontos de encontro, além de identificar eventuais moradores com dificuldades de locomoção ou necessidades especiais. Outra etapa é a instalação de placas de sinalização, demarcando as rotas de evacuação e os pontos de encontro, indicando a direção que a população deverá seguir no caso de uma evacuação.

Também serão implantadas torres de alarme sonoro por sirene para compor o sistema de comunicação do PAE, que será utilizado para a empresa se comunicar, de forma rápida e direta, com toda a população situada na Zona de Autossalvamento da usina. Depois de toda operação implementada e funcionando, será realizado um simulado com a população para que todos saibam os procedimentos a serem seguidos em uma emergência.

UHE Passo São João
Com operação iniciada em 2012, a Hidrelétrica Passo São João utiliza o potencial hidrelétrico do rio Ijuí, entre os municípios de Roque Gonzales e Dezesseis de Novembro, no noroeste do Rio Grande do Sul. O empreendimento conta com duas unidades geradoras e 77 MW de potência instalada, capaz de atender 435 mil consumidores. Já seu vertedouro é composto por seis comportas que atuam na regulação do reservatório. A unidade é fundamental para o abastecimento energético da região do Noroeste do Rio Grande do Sul, além de disponibilizar energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
| Declaração de Privacidade|Termo de Uso|Política de Cookies |
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube