Usina

Destaque A- A+

27 de mai. de 2024 Simulado: PCH Barra do Rio Chapéu

No dia 25 de maio, a Eletrobras CGT Eletrosul realizou o simulado de emergência da PCH Barra do Rio Chapéu. O treinamento está ligado à última fase da Implantação do Plano de Ação de Emergência do empreendimento, direcionado à comunidade da Barra do Rio Chapéu, localizada na área de influência da barragem da hidrelétrica, em Rio Fortuna (SC).

O exercício, que simulou uma situação real de autossalvamento, contou com a participação da Defesa Civil de Santa Catarina, Defesa Civil Municipal de Rio Fortuna, além do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Equipe de Primeiros Socorros. O objetivo era realizar o treinamento de campo com as populações residentes na Zona de Autossalvamento (ZAS) e avaliar seu comportamento perante uma situação de emergência, confirmando se as orientações repassadas nos demais encontros foram eficientes.

O início da atividade ocorreu com a ativação da sirene fixa de alerta, acionada a partir da casa de força da hidrelétrica, de onde partiu também uma viatura com sirene móvel. Após o acionamento dos sistemas de alerta sonoros, que tocaram durante 25 minutos, a população percorreu rotas de fuga sinalizadas até os pontos de encontro mais próximos, onde equipes da Eletrobras CGT Eletrosul e da Defesa Civil estavam posicionadas para o repasse de orientações.

“Esse trabalho começou há dois anos com a formação do nosso grupo de trabalho de implantação do PAE, ao qual a Eletrobras CGT Eletrosul confiou esse grande desafio. Hoje, na comunidade, concluímos essa atividade e pudemos observar um grupo de pessoas conscientes e engajadas à nossa proposta, superando as expectativas. Executar todo planejamento é mais que um atendimento à legislação, é uma questão de valorização à vida e segurança de todos. As comunidades entenderam o quanto a Eletrobras CGT Eletrosul se preocupa com cada um”, destacou Leonardo de Paula Caetano, engenheiro de Segurança de Barragens e coordenador do GT da Implantação do PAE na Eletrobras CGT Eletrosul.

Um dos recursos utilizados durante a atividade foi o aplicativo Alerta Individual - ferramenta que deixou o simulado mais próximo de uma situação real de emergência. O sistema notifica de forma rápida alterações no nível de segurança da barragem, indica as rotas de fuga e os pontos de encontro, além de estabelecer um canal de comunicação entre a empresa e a população.

“A utilização do aplicativo foi uma surpresa muito boa. A adesão das pessoas, podendo atualizar as informações de forma rápida e com clareza, nos traz certeza de que é um recurso que nos auxiliará muito. Ver esse resultado nos traz um sentimento de segurança e assertividade muito importante”, pontuou Nathan Socha, gerente da Divisão de Segurança de Barragens e Civil.

A PCH Barra do Rio Chapéu opera normalmente e sua barragem é regularmente monitorada, inspecionada e fiscalizada por equipe técnica de engenharia especializada. O PAE é uma exigência da Política Nacional de Segurança de Barragens e da Política de Segurança de Barragens das Empresas Eletrobras, sendo implantado em etapas: cadastramento dos moradores da Zona de Autossalvamento e da área próxima da barragem; implantação de placas informativas; instalação de torres de alarme sonoro e realização de simulado de emergência.

PCH Barra do Rio Chapéu

Localizada no rio Braço do Norte, entre os municípios de Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima, a PCH Barra do Rio Chapéu iniciou operação em 2013 com duas unidades geradoras, que totalizam 15,15 MW. O projeto agrega soluções de engenharia para aproveitar o relevo acentuado do vale do rio Braço do Norte e obter mais eficiência energética com um reservatório menor, reduzindo o impacto ambiental e garantindo melhor desempenho operacional.

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
| Declaração de Privacidade|Termo de Uso|Política de Cookies |
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube