Usina

Destaque A- A+

7 de ago. de 2024 Simulado: Hidrelétrica Passo São João

Na região Noroeste do Rio Grande do Sul, a Eletrobras CGT Eletrosul, em parceria com a Defesa Civil Municipal de Roque Gonzales e Dezesseis de Novembro, e a Defesa Civil Estadual, realizou o simulado de emergência da Hidrelétrica Passo São João.

Executado no dia 10 de agosto, o exercício prático, que simula uma situação real de autossalvamento, foi a última etapa de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE) na área de influência das hidrelétricas da subsidiária. O encontro contou com a participação de moradores das comunidades de Salto Pirapó e Colônia Laranjeira, em Roque Gonzales, e do Rincão do Ledur e Rincão São João, em Dezesseis de Novembro, localizadas na Zona de Autossalvamento (ZAS), região imediatamente abaixo da barragem da hidrelétrica e priorizada nas ações de prevenção e prontidão para emergências.

O gerente da Divisão de Segurança de Barragens e Civil, Nathan Socha, ressaltou a satisfação da equipe após a conclusão do simulado. “Foram dois anos de planejamento e atividades para implantação do PAE. Hoje, celebramos o encerramento desse trabalho que é muito importante para as comunidades de Roque Gonzales e Dezesseis de Novembro.”

Para o coordenador do PAE e engenheiro de Barragens, Leonardo de Paula Caetano, o exercício foi uma oportunidade para mostrar o engajamento das comunidades. “Realizamos o último simulado de emergência do PAE das usinas hidrelétricas da área de atuação da Eletrobras CGT Eletrosul. Mobilizamos as comunidades, os órgãos públicos e fizemos a implantação de sete torres de sirenes, em um trabalho intenso de comunicação”, destacou. Caetano salienta também o esforço de todos os profissionais envolvidos, como peças fundamentais para o desenvolvimento do plano. “Agradeço a todos os meus colegas que participaram do processo de implantação do PAE, sempre com muito empenho e dedicação.”

A realização do simulado envolveu o acionamento das sirenes de alerta, seguido do deslocamento dos moradores até oito pontos de encontro espalhados pela região. O aplicativo Alerta Individual também foi disponibilizado, como sistema que notifica de forma rápida alterações no nível de segurança da barragem, indicando as rotas de fuga e os pontos de encontro, além de estabelecer um canal de comunicação entre a empresa e a população. “É importante que as pessoas se familiarizem com os sinais de emergência e com as rotas sinalizadas que as levarão até locais devidamente seguros. Trabalhamos para oferecer todo apoio às comunidades, visando que saibam agir corretamente no caso de uma ocorrência com o empreendimento”, destacou o Cristiano Machado, 1° Tenente da 5ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

Instalada no rio Ijuí, a Usina Passo São João opera normalmente e sua barragem é regularmente monitorada, inspecionada e fiscalizada por equipe técnica de engenharia especializada. O trecho compreendido pela Zona de Autossalvamento contabiliza, aproximadamente, 170 pessoas – residentes nos dois municípios. “Gostaria de parabenizar a empresa pela clareza das explicações sobre o sistema de alerta. Acredito que não nos tenha restado nenhuma dúvida. É fundamental essa transparência da Eletrobras CGT Eletrosul para com o povo. Reconhecemos a qualidade do trabalho que vem sendo feito e esperamos que continue assim”, comentou Iracir Luft, liderança comunitária em Roque Gonzales.

O PAE é uma medida resultante da Política Nacional de Segurança de Barragens e da Política de Segurança de Barragens das Empresas Eletrobras, sendo implantado em etapas: cadastramento dos moradores da Zona de Autossalvamento e da área próxima da barragem; implantação de placas informativas; instalação de torres de alarme sonoro e realização de simulado de emergência.

UHE Passo São João

Com operação iniciada em 2012, a Hidrelétrica Passo São João utiliza o potencial hidrelétrico do rio Ijuí, entre os municípios gaúchos de Roque Gonzales e Dezesseis de Novembro. O empreendimento conta com duas unidades geradoras e 77 MW de potência instalada, capaz de atender 435 mil consumidores. Já seu vertedouro é composto por seis comportas que atuam na regulação do reservatório. A unidade é fundamental para o abastecimento energético da região Noroeste do Rio Grande do Sul, além de disponibilizar energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
| Declaração de Privacidade|Termo de Uso|Política de Cookies |
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube